Dicas, Saúde

TOP 5 BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO

musculação

Muita gente pratica. Astros de TV e música, atletas de corrida, jogadores de futebol, empresários, donas de casa; enfim, os mais vários tipos de pessoas, jovens adultos e idosos.
Musculação é sucesso pelo mundo todo, não somente entre os atletas que treinam especificamente para hipertrofia e participar de campeonatos de “bodybuilding”.
Como toda atividade física, há que se ter cuidado para se praticar de forma adequada, para evitar lesões e danos maiores ao corpo. Também, ao tomar suplementos, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde.
Por outro lado, existe unanimidade quanto aos variados benefícios da musculação para os diversos tipos de pessoas. Vou elencar aqui 5 deles que eu acho mais importantes.

  1. Aumento da autoestima e beleza – há muitas pessoas que malham mais pela beleza, que, consequentemente, vai aumentar a autoestima, do que para ter saúde propriamente. Alguns tem o objetivo de melhorar o corpo para compensar o rosto, tipo aqueles galãs carecas que, mesmo fazendo tratamento para calvície não conseguem recuperar os cabelos e ficam muito sexy carecas “bombados”, como o Vin Diesel, The Rock, Jason Stathan e tantos outros.
  2.  Proteção das articulações – muitas pessoas, após cirurgias em alguma articulação, são enviadas para a malhação, para fortalecer os músculos e proteger as articulações, até mesmo pessoas que nunca operaram, mas sofrem de desgaste nas cartilagens advindos de problemas como condromalácia patelar ou artrose. Neste caso, especialmente, precisa ter cuidado e orientação de um profissional qualificado, para evitar ter o efeito oposto e prejudicar as articulações.
  3. Melhora da saúde em geral – a malhação libera endorfinas que aumentam a sensação de bem-estar, o metabolismo de glicose e proteínas, a função cardiovascular – o que contribui para diminuir o risco de doenças cardíacas – previne a osteoporose, diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e muitos outro benefícios.
  4.  Aumento da massa muscular – este talvez seja o principal motivo porque as pessoas fazem musculação, mesmo para aqueles que não objetivam a hipertrofia propriamente dita. É também o efeito mais notado por todos. O aumento de massa muscular magra costuma trazer mais força e saúde para o corpo e é recomendando principalmente para pessoas com mais de 30 anos, quando a perda de massa acelera e existe uma tendência natural do corpo de gerar gordura.
  5.  Retarda o envelhecimento – não vou me alongar muito aqui; basta olhar o velhinho bombado abaixo para você ter uma ideia. Como será que estaria o corpo dele sem a musculação?

velho-bombado
Comente abaixo as razões porque você malha!

Leave a Reply