Dicas

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA VIAJAR

aviãoViajar é uma a melhor maneira para quem quer se livrar do estresse da vida cotidiana e conhecer um lugar novo. Uma viagem permite o conhecimento de novas culturas e culinárias, desfrutar de outros climas e, porque não, fazer novas amizades.

Contudo, para fazer qualquer tipo de viagem – seja ela nacional ou internacional – é preciso planejar. Organizar as finanças, muito tempo antes permite que você não passe por constrangimentos financeiros quando estiver passeando ou que comprometa outras contas ao longo do ano.

Outro fator importante de se preparar antes para uma viagem, principalmente para fora do país, é o tempo que pode demorar na hora de solicitar vistos e passaportes, além da conversão de moeda nacional para moeda estrangeira.

As vantagens do planejamento financeiro antes de arrumar as malas e se jogar em um aeroporto são inúmeras, mas a maior delas é não ser pego de surpresa. Quem se arrisca a não pesquisar para onde vai, conhecer os preços locais ou, até mesmo, o preço das passagens pode correr o risco de gastar mais do que se tem. Além disso, é bom se planejar porque:

  • Sabe, aproximadamente, o valor total da viagem;
  • Consegue separar dinheiro para passeios e compras;
  • Pode parcelar o valor de passagens para não comprometer o orçamento anual.

O planejamento financeiro se dá de forma simples já que o primeiro passo é escolher um roteiro que seja a melhor opção dentre suas condições financeiras. Analise os custos-benefícios, qual época do ano é melhor (e mais barato) para conhecer o local. Geralmente as altas temporadas são mais caras.

Outro método interessante é a compra de passagens ou pacotes turísticos com um ano de antecedência. Fazendo isso, é possível partir para o parcelamento do valor, permitindo que até o dia da viagem você já não tenha mais aquele gasto.

O planejamento financeiro não para por aí. Para quem quer, de fato economizar e não abrir mão da viagem dos sonhos, é possível poupar o máximo, desde que algumas sugestões sejam seguidas, como por exemplo:

1# Fuja de agentes

Você pode fazer o que ele faz por meio da internet: desde pesquisar as temporadas de mais procura por aquele local até passagens aéreas. A internet pode ser uma grande aliada para o seu bolso, então, pesquise tudo: valor de transporte, de refeição, as opções mais baratas de hospedagem, se existem atrações turísticas pagas ou gratuitas. Mediante todas essas informações, crie um roteiro, anotando ao lado o custo de cada item (quando existir). Ao final faça uma somatória e veja se o custo final cabe em seu orçamento.

2# Custos

Como já dissemos, planejar uma viagem até um ano antes faz com que você consiga guardar o dinheiro necessário para realizá-la. Se, por um acaso, após suas pesquisas você concluir que terá um gasto de R$ 5 mil, é possível, durante um ano guardar R$ 500 por mês e ainda contar com uma sobrinha.

Poupe! Deixe de gastar, pelo menos por um tempo, com restaurantes ou cinemas e foque no seu objetivo.

Caso seu interesse seja em passar uma temporada fora, recomendamos o site comoimigrarparaquebec.com que contem informações sobre imigração para o Canadá.

Leave a Reply